Agradar a romanos e napolitanos nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, na Luzzo trabalhamos todos os dias para melhorar a experiência dos nossos clientes e tornar a sua experiência Luzzo ainda mais saborosa.
Desta forma, com a última alteração das nossas ementas, introduzimos as novas bases de pizzas ao estilo romano ou napolitano, que oferecem experiências totalmente diferentes.
Na base de ambas encontram-se farinhas italianas de elevada qualidade, bem como a utilização de técnicas avançadas de fermentação, da qual se destaca a massa mãe de fermentação lenta.
As técnicas de fermentação que utilizamos na confeção das nossas pizzas conferem-lhes algumas características únicas. Por um lado, são mais saudáveis (sobretudo pela inexistência de aditivos ou açúcares artificiais), por outro lado adquirem uma consistência mais crocante e, ao mesmo tempo, traduzem sabores mais caramelizados ou tostados, tão característicos das pizzas tipicamente italianas, como refere o nosso chef executivo Carlos Mateus.
Para o chef, é através de todo este processo de confeção da base da pizza que criamos a nossa identidade e que, na verdade, nos tornamos únicos no que partilhamos com quem nos visita.
Agora vamos ao que interessa: base ao estilo romano ou napolitano?
Quando falamos da base ao estilo romano, falamos de uma base de pizza confecionada com menos hidratação, o que lhe confere uma crocância única e notas gustativas mais salgadas.
Assim, é comum ouvirmos um som mais crunchy quando tricamos uma pizza com base ao estilo romano, que a par das características apresentadas, foi criada para conferir destaque aos ingredientes que compõe a pizza e não à própria massa da base.
Já a base ao estilo napolitano foi desenvolvida de forma oposta. Aqui “quem brilha é a própria base da pizza, que assume o papel de rainha e senhora do prato”, de acordo com o Chef Carlos Mateus.
Esta base mais alveolada, foi criada sobretudo para ter uma consistência mais parecida com o pão.
As curiosidades não ficam por aqui
Para o nosso chef executivo, a melhor forma de aprovarmos uma pizza é começarmos a comer pelo bordo da massa, para assim sentirmos a massa ainda antes de esta se interligar com os sabores e texturas dos ingredientes que compõe a pizza. Depois desta explicação, da próxima vez que visitares uma Pizzaria Luzzo, vais ser Romano ou Napolitano?